quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PLANO OPERACIONAL “MUXIMA SEGURA


DISPOSIÇÃO TÁCTICO OPERACIONAL

O Programa de Peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Muxima decorre desde o pretérito dia 26 de Agosto de Agosto de 2013 e deverá conhecer o ponto mais alto nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2013.
No quadro do plano operacional “MUXIMA-SEGURO”, as medidas de segurança públicas encontra-se desdobradas em três faces: ANTES, DURANTE E DEPOIS DO EVENTO.
A presente informação visa diagnosticar o ponto da situação da disposição táctica operacional do MININT na fase antes do evento, reflectido o asseguramento do período de 26 a 29 de Agosto de 2013.

O Ministério do Interior representado pela Policia Nacional e Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, desenvolveu acções com os seus efectivos apoiados de respectivos meios de especialidade, consubstanciaram-se no controlo nas principais vias de acesso do local de evento não tendo registado qualquer facto digno de realce, bem com o controlo de 36.003 peregrinos que já se encontram no local do evento.   
III – ADMINISTRAÇÃO E APOIO
a)     LOGÍSTICA
Esta garantido o asseguramento em víveres bem como a instalação de 4 cozinhas, (Muxima, Icolo e Bengo, Marco 25 e Cabo Ledo)

b)    COMUNICAÇÕES
Tem em disposição 24 rádios do tipo Motorola GP 300 do sistema HV, 1 model de Internet, 1 telemóvel, uma viatura de camarazição.

c)     SAÚDE
Assistência médica e medicamentosa do efectivo envolvido no asseguramento foi reforçada com um Kit de primeiros socorro e uma ambulância equipada.

v. MEDIDAS NAS VIAS DE ACESSO

O acesso ao local do evento é efectuado a partir das duas vias principais sendo:

- A Estrada Nacional nº 230, subdividas com 3 Sectores, designadamente SECTOR 1 (Shoprit-Km 30), SECTOR 2 (Km 30- Vila de Catete), SECTOR 3 (Vila de Catete – moro de Binda Província do Kuanza Norte), assegurada pela Brigada Especial de Transito e forças Policiais do Comando Provincial do Kuanza Norte.

- A Estrada Nacional nº 110, subdividas com 6 Sectores, designadamente SECTOR 1 (Kifangondo – Funda/Kilunda), SECTOR 2 (Funda/Kilunda – vila de Catete; SECTOR 3 (vila de Catete – ponte 17 de Setembro/ comuna de Cabala), assegurado pelo Comando Municipal de Icolo e Bengo, SECTOR 4 (Ponte 17 de Setembro - Alto da Muxima), SECTOR 5 (Alto da Muxima – Cabo Ledo), assegurado pela Brigada Especial de Transito, SECTOR 6 (alto da Muxima – vila da Muxima) assegurado pela Unidade de transito e CMQuiçama.
- A Estada Nacional nº 100, subdivididas em (4) sectores, designadamente SECTOR 1 (Futungo – Autódromo), SECTOR 2 (Autódromo – Barra de Kuanza) assegurado pela Unidade de Transito, SECTOR 3 (Barra de Kuanza – Cabo Ledo), SECTOR 4 (Cabo Ledo – Rio Longa), assegurado pela Brigada Especial de Transito.  
VI. SEQUÊNCIA DO PLANO DE MEDIDAS
- Elevação da disposição tático operacional e entrada em funções do Posto de Comando.

- Aquisição de meios complementar de apoio actividade operacional e de asseguramento dos efectivos.

- Sequência de controlo a chegada de peregrinos, a partir das vias de acesso ao local de evento.

- Consolidar as medidas preventivas e de repressão a pequena criminalidade que caracterizam o local de evento.

- Aperfeiçoar as medidas preventivas e de redução a sinistralidade rodoviária.

Sem comentários:

Enviar um comentário