terça-feira, 13 de setembro de 2011

CABUENDE, A minha descendência por parte materna,

segundo a narração dos mais velhos da geração, dizem que a geração dos Cabuende provêm da província de  Malanje, mais concretamente da região do Pomba Real localidade de Ambaca;  o patriarca  que gerou a família chamavas se  João Salvador Quissembe,  era comerciante ambulante, caçador, curandeiro explorador de mel, na altura por volta de 1672, exercia a sua actividade na localidade do Ambaca para Cabiri; vice versa, Cabiri naquela altura pertencia a administração do Icolo e Bengo. comercializava peixe fumado, tabaco, carne, mel e outros produtos que rendia em cada uma das localidade em que passava. Com andar do tempo achou conveniente viver na localidade do Cabiri, fez-se acompanhar do o seu filho Salvador João Cabuende, em 1700 decidiu imigrar-se para a Kilunda onde passou a dedicar actividade de pesca e passou a vender o peixe no Musseque Ilha (actualmente 44). Dado a sua inteligência, fama e prestigio que tinha, foi alvo de perseguição pela administração do Cabiri, o que obrigou a fixara residência no Musseque Ilha.
No Musseque Ilha o seu filho Salvador João Cabuende, Arranjou uma Mulher a Sra. N’gola Cambudela, mesmo depois de mudarem para o Musseque Ilha, a perseguição continuou, o que fez com que o velho teve que mudar para a localidade do Kauá/Camuanga município da Kissama onde chegou de falecer.
Após a morte do velho João Salvador Quissembe, o filho Salvador João Cabuende, tendo adquirido a arte e mestria do seu pai, nomeadamente a caça, agricultura, curandeiro, extracção do mel e outras coisas, decidiu abandonar a área do Camuanga para a área do Cassebo/ Kissama, juntamente com a sua mulher N’gola Cambudela, isto por volta de 1724, posto em Cassebo arrojou lá mais duas mulheres, sendo a segunda esposa a  Sra. Kicaji e a terceira esposa a Sra. Kissango

              FILHOS DO SALVADOR JOÃO CABUENDE COM A N’GOLA CAMBUDELA -  nasceram os finados, Bernardo Salvador “Ghajaja” Chará do BX, João Salvador Quissembe, Domingos Salvador, Quiputo Salvador, Saluca Salvador e Albano Salvador.

COM A KICAJI -  nasceu Evungu Salvador, Cabixica Salvador e Jibanji Salvador

COM A  KISSANGO - nasceu Candala Cassala e N’gola Cassala.

O velho Salvador João Cabuende, para além da arte que herdara do pai, tinha inventado uma dança, denominada de M’jimba,
A M’jimba era a melhor dança dentre todas as danças que existia naquela altura e, em especial para os caçadores; para extrair o mel, utilizava um recipiente de madeira de cassomeira que se chamava quialo, que se colocava nos embondeiros para as abelhas fazerem o mel, as áreas que exploravam o mel chamava-se mhufela Ya Cabuende (o reino dos Cabuendes).
A agricultura, caça, extracção de mel, a M’jimba e a arte de curandeiro tornou-se hereditário da família Cabuende.
Filhos de SALVADOR JOÃO CABUENDE
1º- Bernardo Salvador, t.c.p  mestre “Ghajaja” tinha três mulheres, a primeira mulher chamava-se Gonga Miguel que nasceu Francisco Bernardo Salvador,

 pai BX, N’gola Bernardo, Albano Bernardo Salvador, que morreu muito  ainda jovem.
              Com a segunda mulher que se chamava Vunge Quipipa, nasceu a finada Joaquina Bernardo Salvador.
              Com a terceira mulher que se chamava Casabela, nasceu o Sr. Manuel Bernardo Salvador.
              2º– João Salvador Quissembe, nasceu os Srs. Adão João Salvador, Domingos João Salvador e Gonga João Salvador
              3º– Domingos Salvador, nasceu os Srs. João Domingos Salvador, Pedro Domingos Salvador, Jota Domingos Salvador, Lemba Domingos Salvador “Cababa”.
4º– Jibanji Salvador, nasceu os Srs. João Bernardo Salvador, Mavunga Jibanji Salvador.
Candala Cassala, nasceu os Srs. Cassadi José e Adão José.
O Francisco Bernardo Salvador, também herdou a arte dos seus antepassados, em cause tudo e teve 4 mulheres, com a 1ª a Sra. Mariquinha Cabuto, nasceu José Francisco Bernardo.
Com a 2ª esposa, Gonga António Paulo, nasceu os Srs. Bernardo Francisco Salvador “BX”, Maria Francisco Salvador, Domingas Francisco Salvador e João Francisco Bernardo.
Com a 3ª esposa, Maria António Conselho, nasceu o Sr. Adriano Francisco Bernardo “Certeza”.
Com a 4ª esposa Mariquinha Canquinha, nasceu os Srs. Gonga Francisco Bernardo, Domingas Francisco Bernardo, Albano Francisco Bernardo, António Francisco Bernardo, Sabrita Francisco Bernardo e Adão Francisco Bernardo.
  N’gola Bernardo Salvador Tinha duas mulheres, sendo a 1ª esposa a Sra. Cabile Cabusso, com que nasceu as Sras. Mariquinhas Ngola Bernardo e Gonga Ngola Bernardo.
com a 2ª esposa Branca Francisco Bendinha, nasceu os Srs., Francisco Ngola Bernardo e Albano Ngola Bernardo.   
              Albano Francisco Salvador, morreu ainda muito jovem por picada de cobra, no tempo das enchentes do rio, foram xuxuar, julgou ter xuxuado um bagre!,,, quando pôs a mão foi picado pela cobra…, deu muito que falar este incidente, isto foi por volta dos anos de 1944/45 na localidade do Calunga.
              Joaquina Bernardo Salvador, Nasceu os Srs, Domingas João Lamboio, Gonga João Lamboio, Eva João Lamboio e Pedrito Diogo João.

NB - Outras gerações jovens deve ser actualizadas pela geração em causa, a família expandiu-se de tal forma que necessita de actualização mais pormenorizada com ajuda de todos membros da família.

Bernardo Francisco Salvador “BX” e Domingos Pedro Francisco Pedro Minguechi”, na residência do primeiro, na comuna do Bom Jesus após a narração da rica descendência da geração da família Cabuende.

 Esta reportagem foi feita na terça-feira, dia 07 de Setembro de 2010, por volta das 11 horas e 40 minutos 




Sem comentários:

Enviar um comentário